Até 2019 turistas têm descontos no Uruguai

Até 2019 turistas têm descontos no Uruguai

O governo do Uruguai continua amigável com turistas. Desde o ano de 2005, estrangeiros que visitam o país são beneficiados com um sistema de devolução tributária para compras com cartão de crédito e débito emitidos no exterior. O desconto diz respeito ao Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que é aplicado a serviços turísticos, em especial aqueles prestados por restaurantes, bares, confeitarias e outros estabelecimentos gastronômicos. Aluguel de veículos, serviços para festas, aluguel de imóveis para turismo e hotéis também estão incluídos no benefício.

Anualmente, o Ministério do Turismo do país anuncia a continuidade ou não da medida, que chegou a ser suspensa temporariamente em 2017, até a deliberação pela sua continuidade. A boa notícia é que a prorrogação do benefício para 2019 já foi anunciada, e, portanto, ocorrerá sem interrupções. No entanto, algumas mudanças foram estabelecidas. Os descontos para pagamentos de serviços gastronômicos e de festas, e aluguel de carros e imóveis, que antes era de 18,5%, desde o mês de maio de 2018 é de apenas 9%. Ainda assim, a redução é comemorada. Hotéis continuam com a taxa completa reduzida.

Outro benefício já velho conhecido dos visitantes, o regime de “tax free” (livre de impostos, em inglês), também permanece, — e sem alterações. Ele é válido para compras de produtos em lojas aderidas, desde que se cumpra o trâmite indicado na hora da compra e quando a saída do país é feita pelos seguintes locais: Aeroporto Internacional de Carrasco, Aeroporto de Laguna do Sauce, Porto de Montevidéu, Porto de Colônia, Ponto de chegada de Cruzeiros de Punta del Este, Ponte Salto-Concórdia, Ponte Paysandú-Colón, Ponte Fray Bentos-Porto Unzué e Chui.

Desconto automático

Para ser beneficiado com os descontos de IVA é necessário realizar os pagamentos dos serviços contemplados exclusivamente no cartão de crédito, débito ou dinheiro eletrônico. Os descontos são aplicados no momento da transação, de maneira automática, e podem ser verificados nos comprovantes de pagamento emitidos. A empresa emissora do cartão também tem a obrigatoriedade de informar os descontos no extrato da conta, segundo informações do Ministério do Turismo do Uruguai.

No momento da compra, os estabelecimentos costumam informar os valores integrais e com desconto de seus serviços e produtos, de maneira que não reste dúvida aos visitantes de primeira viagem. Em caso de dúvidas, os Centros de Informação Turística espalhados pelas cidades mais procuradas por estrangeiros fornecem informações detalhadas sobre os benefícios.